domingo, 26 de setembro de 2010

"Come on in
I’ve gotta tell you what a state I’m in
I’ve gotta tell you in my loudest tones
That I started looking for a warning sign
When the truth is, I miss you
Yeah the truth is, that I miss you so
And I’m tired, I should not have let you go"

Warning Sound - Coldplay.


Dito isso, vou dormir... estou muito introspectiva hoje, na verdade essa semana. Tenho pensado em tanta coisa... Amanhã volto e conto como foi a efetivação de matrícula e o primeiro dia verdadeiramente de aulas, tb conto sobre a visita as caves de vinho do Porto que fiz hoje. 

Bjs bjs

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eu sou louca...

Sim , eu sei... isso não é novidade pra ninguém. Mas academicamente eu nunca fui louca até agora. Vou fazer 24 ECTS.... sendo que 6 deles em DIREITO!!!!! Sim , eu devo ter surtado. Outra faculdade, correria total durante a semana pra sair de uma e ir pra outra. Ai ai ai.
Agora eu tinha que estar na faculdade assistindo Geoestratégia mas to em casa esperando a porcaria do correio trazer meu cartão pq afinal eles podem entregar entre 9 da manhã e 6 da Tarde.

Ai ai ai. Assistir The Tudors para distrair.

Beijos

sábado, 18 de setembro de 2010

Saudade??

‎"Um dia desses, eu separo um tempinho e ponho em dia todos os choros que não tenho tido tempo de chorar." Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ufa!!!

 Essa semana foi algo bem corrido e assim sendo tenho muito para contar para vocês.
Além do Piolho, Ribeira e afins ocorreram algumas coisas excepcionais. Vamos dividir por temas para ficar mais fácil.

A MATRÍCULA
No dia 09, me matriculei em 3 matérias na Faculdade. Vocês devem estar pensando: Só três Laís, para de ser vagabunda e vai estudar!!! Acontece que 3 matérias = 18 ECTS, ou créditos. Ok ok, sei que já estao me mandando a pqp... mas caaaalma, cada ECT vale 27 horas de Estudo!!! Do the math!!! As matérias escolhidas inicialmente foram Francês, História da Europa Contemporânea e Direito Internacional. Mas já desisti de uma delas. Mais a frente, explico por que. Demorei umas 2 horas esperando mas tudo deu certo e foram super atenciosos. Uma graça. O meu campus é bem bacana, há nele uma cantina, também falarei dela mais tarde, e há sempre algo cultural acontecendo. Ele fica bem pertinho do Douro e sempre tem algo cultural acontecendo. É um campus pequenino mas é bem bonitinho. A foto ai em cima é do prédio principal dele.

ALLEZ PORTO ALLEZ
Malta Brasileira
Na sexta, dia 11, fui assistir o Porto jogar no Estádio do Dragão contra o Braga pela Liga Europa. Desde quando eu gosto de futebol? Eu não gosto mas assumo, ir no estádio é completamente diferente de assistir na tv. Diferente também é como as pessoas se comportam aqui durante o jogo. No inicio eu juro que me senti em um jogo de tenis. Jogada bonita = palmas, erro do juiz ou falta em um dos nossos jogadores = assovios, no meio tempo um silêncio. Estava me acostumando com o silêncio sepulcral quando começo a ouvir: "Allez, Porto, Allez." e uma musiquinha que não compreendia.

Allez Porto!! Eu com as cores do Dragão. Azul e Branco
Como sou muito cara de pau, perguntei a uma senhora que xingava o juiz a cada dois segundos de filho da P... como era a musiquinha, aprendi e ensinei pra toda essa galera ai, todos Brasileiros que foram ao jogo. A musiquinha é:"ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ;QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS" 
A partida foi realmente emocionante e nós, brasukas, vibramos muito pelo Porto. O Braga abriu o placar, seguido por um gol do Porto, outro do Braga, mais um do Porto e nos minutos finais viramos. 

CONTAGIARTE
Teto do Contagiarte
Depois do jogo fomos lanchar no shopping perto do estádio e depois fomos ao Piolho nos reunir com todo o resto do pessoal que não tinha ido ao jogo. Decidimos ir comemorar a vitória do "nosso" time no Contagiarte. 
O Contagiarte é um lugar muito bacana, uma danceteria com dois ambientes COMPLETAMENTE distintos. Em um , tocava rock. No outro, forró e samba. O bom de lá é que podemos reunir praticamente todo mundo pela diversidade. Como boa brasileira, dancei um pouquinho de forró, e um sambinha básico. Mas logicamente, fiquei mais tempo no Rock. 
Foi enquanto eu alimentava meu corpo com o som alto de ritmico do rock, que só ouvia em casa,   que senti mais saudade das Berries.... não há graça em ouvir musicas que a CA$H canta sem elas e o DJ tocou básicamente a Set List da Ca$H. Qualquer dia vou pegar o CD do Carne Nua e deixar lá pra ver se tocam.rsrsrs. Tenho que falar isso com o Gleyson.

O TRABALHO!
É só uma notinha, mas tenho que contar. Aqui, para ganhar uma graninha extra, as vezes trabalhamos entregando jornais e fazendo ações publicitárias para uma empresa. Se ganha por hora e dá para tirar uma grana até boa, na segunda feira teve uma ação e para pagar as passagens do Leste, resolvi matar o primeiro dia de aula e ir trabalhar. Esperava o mesmo da ultima vez, entregar brindes e jornal em alguma localidade da cidade. Contudo foi muito mais divertido!!!! Eu ganhei pra ficar passeando por uma Freguesia (bairro) de Segway. SIIIIMMM, é MUITO divertido e eu ainda ganhei pra isso. Adorei mesmo.




AULAS, OH NÃO!!!
Traje Acadêmico. Todo finalista (aluno de ultimo ano) tem
o direito de usar o Traje Acadêmico. Como aqui isso é tradição,
com o início das aulas eles se multiplicaram. 
Antes eu via um ou dois, agora tem aos montes. Nós, brasukas,
os apelidamos carinhosamente de "Harry Potters". 
A pergunta que não quer calar é: Eu como finalista aqui, devo
ou não comprar um traje para mim?Rsrsrs.
A Capa eu decidi que quero uma... mas segundo a tradição, só 
se usa o traje completo.
Como disse acima, a vida aqui entra agora no ritmo acadêmico, pra quem tá falando :aaaah, ok , agora você vai sair menos ne? Ahm, não, agora eu vou dormir menos.rsrs. Com o inicio oficial do ano  acadêmico iniciam também as festas acadêmicas, a multiplicação dos Harry Potters e os praxes (trotes aos calouros), mas como essas só começam amanhã vamos falar da parte séria da coisa.
Se já fizeram as contas lá de cima perceberam que:Sim , vou estudar um bocado. Mas a primeira semana foi bem tranquila.
A aula de Francês foi ótima, a professora é uma fofa e dá aulas de mestrado em Francês na UP. Embora seja portuguêsa, se graduou na França. Essa matéria não tive dúvidas de que vou continuar.
Já a aula de Historia foi horrivel, não gostei do professor nem de sua ementa. Acho que nada vai acrescentar visto que é a mesma do tio Aly. Descobri que no horário dele tem Geopolítica e Geoestratégia (pra quem não é de RI, estratégia de guerra. Deixa o Rafão ler isso que ele me mata). Não vou nem dizer que vou trocar né?
Ah sim, aqui é assim: Você se inscreve nas matérias. Ai tem duas semanas para assistir as aulas e ver se quer continuar ou não naquela matéria e para qual quer trocar. Você pode também pedir matérias em outra faculdade da UP, eu pedi permissão pra cursar Direito Comunitário, se deixarem vou fazer 24 ECTS. Fizeram as contas ai???
Voltando a primeira semana: A última matéria, a de Direito Internacional, eu acordei hoje... fui pra faculdade num vento que doi pra chegar lá , errar a sala, ficar uma hora esperando alguém aparecer mas claro que ninguém apareceu pois eu estava na sala errada. Então voltei pra casa. 

MEU LANCHINHO VOU COMER...
Embora esteja feio, prometo... tava uma DELICIA!!! Yummy.
Como contei acima, comi no "bandeijão" da faculdade. Almocei e jantei lá ontem. A comida é excelente e por dia existem 4 pratos principais diferentes: dieta, carne, peixe ou vegetariana.  Por 2,15 euros você tem direito a uma sopa, um pão, um prato principal a sua escolha, uma sobremesa a sua escolha (tem de fruta, gelatina, iogurte, bolos e até doces mais elaborados), salada e suco. Infelizmente só tirei foto no almoço pois estava com o celular. O prato do almoço, escolhi a carne. Assim minha combinação foi: Sopa de Cenoura, pão integral, arroz de pato, doce maluco lá e suco de laranja. Estava tudo muito saboroso e embora tenha comido ao meio dia só senti fome novamente na hora de jantar, ou seja as 20h.

AS AVENTURAS CULINARIAS DE LAIS!
Ficou MUITO, mas MUITO bom!
Todos vocês sabem que eu só cozinho massa e olhe lá.  Contudo, morando aqui com as meninas tenho aprendido a comer mais saudavelmente. Hoje me aventurei sozinha na cozinha e sem a ajuda das meninas resolvi cozinhar. O cardápio? Arroz, legumes a manteiga e ervas, salada de folhas e frango grelhado ao tempero da Lais. O resultado... vejam por si mesmos ai ao lado.
Estou pegando gosto por cozinhar.... só morar fora mesmo pra me dar isso né?



UFA!!!!Todas as novidades contadas, vou dormir pois acordo amanhã as 07:00 para tentar assistir a aula de DIP e já são 23h. Amanhã passo pra contar os planos de viagens. Já tenho duas marcadas.


SAUDADEES
Comentem pra eu saber quem tá lendo.

Mil beijos
Lai

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bandeijão Portugues.

Olaaa pessoas.
Desculpa o sumisso, a vida social aqui anda agitada e quando no pc tenho tempo apenas pros e-mails e pra mamis.
Hj começaram minhas aulas. E eu ia escrever mais coisas e contar as novidades mas a Taís pediu ajuda na mudança dela, então vou ajudar e mais tarde eu escrevo.
PQP que sono.

Fui

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saudável,

Como estou ficando saudavel. Cardapio de hoje: Salada de folhas, arroz c/legumes, frango grelhado e lentilhas.
Cardápio do jantar de ontem: Peixe grelhado com crosta crocante, e arroz com legumes. Alguem SONHOU q me veria comer isso?
Eu com certeza nunca... mas aqui minha alimentação tem se tornado algo saudável. Tão saudável que emagreci 1kg em duas semanas. 
Descobri que peixe pode ser gostoso, que salada depende do molho e que lentilha é bom pra caramba.
Como sair da sua zona de conforto faz uma p. diferença.

domingo, 5 de setembro de 2010

Semana de Reclusão

    Essa semana não tenho muito para contar. Depois da Ribeira, não sai muito. Fui a um jantar na casa do Pedro (Brasuka) na quarta, quinta fui me registrar na UP e trabalhei na sexta. 
    O jantar foi bacana, conheci outros brasukas e foi por causa deles que consegui trabalhar na sexta. O trabalho? Entregar brindes na rua... muito trabalho mas foram 5 euros por hora e eu não tava fazendo nada mesmo. Quanto tirei? 55 euros. 
    A reuniao na reitoria foi bacana, mas não tenho muito o que comentar. A Luísa Capitão é um doce, e tirou todas as dúvidas que possuiamos. Ganhamos um Kit cheio de coisinhas da UP e tenho agora meu registro (carteirinha) temporário de estudante.
   Entrei num processo de recolhimento esse fim de semana. Parte forçada, parte por vontade própria. Peguei uma leve infeccao de garganta que me jogou abaixo, e eu não fiz muito esforço pra não usa-la para não sair de casa. 
   De acordo com a leitura do meu mapa, tudo é explicado pelo sol na casa 8 e a lua na casa 6:
"Este é um momento de depuração muito forte, em que o joio é separado do trigo e, deste modo, você pode renovar sua vida, jogando fora o lixo (físico e mental). É um momento de maior recolhimento emocional, e não convém envolver-se em muitas atividades sociais nestes dias. Aproveite para descansar e fazer uma análise honesta daquilo que você pode até gostar, mas que não faz mais sentido prático em sua existência."
Curiosamente, foi meio isso que eu passei/estou passando. Pensando na minha vida, nas pessoas que estão nela, e nas coisas que aconteceram e tal... refletindo. Talvez por isso não esteja conseguindo escrever hoje.... muita coisa na cabeça.
Vou cozinhar, tomar um banho e cair na cama que amanha é dia de ir pra FLUP.


Beijos